pessoal apenas para relatar o que me aconteceu este domingo. quando estava a fazer a manutenção da minha nx4, correu tudo bem até começar a apertar os parafusos com a chave de torque(agulha), os bujões do óleo ficaram bem apertados, sempre respeitando o torque no manual, o problema veio quando comecei a apertar o filtro de oleo, o torque nunca subia dos 10N/m sendo que o torque do manual é 12N/m continuei a apertar, até que por "sorte" um dos parafusos se partiu, um dos parafusos estava meio apertado, ainda não tinha chegado tambem aos tais 12N/m. sendo assim, enchi a mota com óleo, e liguei durante uns 30seg para o óleo circular pelo motor, mas agora tinha um grande dilema tirar o parafuso sem rosca que estava dentro do motor. no dia a seguir comprei um kit de extractor de parafusos e com uma chave de fendas minuscula e muita paciência consegui tirar o dito parafuso, no dia a seguir fui à honda comprar novos parafusos, e aproveitei e comprei, o conjunto todo, parafusos para a tampa do filtro de óleo, e novos bujões. pus o novo parafuso e aproveitei e tirei o outro antigo para descanso de consciência, a minha surpresa veio quando tirei o outro parafuso e estava tinha esticado mais 2mm do que o original e numa zona estava a metade da sua grossura. felizmente aprendi a minha lição e pelo que li na net, estes tipos de parafusos é apenas estarem aconchegados, bem como os bujões, para não gastar as roscas, o que acontece é que a honda faz os parafusos mais fracos, para se algo falhar ser o parafuso e não a rosca. isto tambem para acrescentar que cuidado, os parafusos quando molhados com oleo, o torque necessário para serem apertados diminui. por exemplo, se dizer no manual 30N/m , se o parafuso tiver molhado com oleo, esse binário deverá descer para 25N/m por exemplo. era apenas para relatar a minha experiência e prevenir que acontece a outros, mas com os erros é que aprendemos bem
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