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Apertar demasiado parafusos.

4 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Apertar demasiado parafusos. Empty Apertar demasiado parafusos. Qui 21 Nov - 0:27

pedrowr125x

pedrowr125x
Maçarico
Maçarico

pessoal apenas para relatar o que me aconteceu este domingo. quando estava a fazer a manutenção da minha nx4, correu tudo bem até começar a apertar os parafusos com a chave de torque(agulha), os bujões do óleo ficaram bem apertados, sempre respeitando o torque no manual, o problema veio quando comecei a apertar o filtro de oleo, o torque nunca subia dos 10N/m sendo que o torque do manual é 12N/m continuei a apertar, até que por "sorte" um dos parafusos se partiu, um dos parafusos estava meio apertado, ainda não tinha chegado tambem aos tais 12N/m. sendo assim, enchi a mota com óleo, e liguei durante uns 30seg para o óleo circular pelo motor, mas agora tinha um grande dilema tirar o parafuso sem rosca que estava dentro do motor. no dia a seguir comprei um kit de extractor de parafusos e com uma chave de fendas minuscula e muita paciência consegui tirar o dito parafuso, no dia a seguir fui à honda comprar novos parafusos, e aproveitei e comprei, o conjunto todo, parafusos para a tampa do filtro de óleo, e novos bujões. pus o novo parafuso e aproveitei e tirei o outro antigo para descanso de consciência, a minha surpresa veio quando tirei o outro parafuso e estava tinha esticado mais 2mm do que o original e numa zona estava a metade da sua grossura. felizmente aprendi a minha lição e pelo que li na net, estes tipos de parafusos é apenas estarem aconchegados, bem como os bujões, para não gastar as roscas, o que acontece é que a honda faz os parafusos mais fracos, para se algo falhar ser o parafuso e não a rosca. isto tambem para acrescentar que cuidado, os parafusos quando molhados com oleo, o torque necessário para serem apertados diminui. por exemplo, se dizer no manual 30N/m , se o parafuso tiver molhado com oleo, esse binário deverá descer para 25N/m por exemplo. era apenas para relatar a minha experiência e prevenir que acontece a outros, mas com os erros é que aprendemos bem Smile 

Sooliboy

Sooliboy
Maçarico
Maçarico

uma boa informação pois nem todos têm os cuidados que tu tives-te neste caso.
Há quem os vá comprar e repita novamente o mesmo erro, danificando vezes sem conta os parafusos e as roscas até aprenderem a lição.
Bom tópico!

carlos-kb

carlos-kb
Maçarico
Maçarico

Conheço que tenha rachado o carter inferior de uma GS500, com um "aconchego" um pouco maior do parafuso bujão de óleo.

E conheço também que tenha (eu Embarassed ) roído uma rosca, também do bujão, de uma RF900, neste caso não por aperto em excesso, mas por o parafuso ter "encavalitado" na rosca, e com o roquete,, não me apercebi!

Sooliboy

Sooliboy
Maçarico
Maçarico

Mas aprendes-te a lição carlos?
Se sim foi uma boa rosca. Se não, não valeu de nada a sua vida.xD

carlos-kb

carlos-kb
Maçarico
Maçarico

A solução foi abrir-se uma nova rosca. Isso foi há vários anos... claro que aprendi. .. foi na mota do chefe... lol

Sooliboy

Sooliboy
Maçarico
Maçarico

Ainda por cima na moto do chefe?
Não foste despedido?
Comigo dava direito a despedimento & um curso de mecânica pago(do teu bolso...)

Twisted Evil 

carlos-kb

carlos-kb
Maçarico
Maçarico

Ehehehehehe.... o chefe podia ter quantas motas quisesse.... mas isto aconteceu quando trabalhei num concessionário Honda.

Era uma das motos de serviço do stand, uma Suzuki RF900 (sim, eu andava a fazer "recados" numa RF900 Cool  ). Aconteceu que ele me disse para eu a levar á oficina para fazer uma muda de óleo "intermédia"... mas o motor ainda estava "quentinho". Meti a mota na plataforma elevatória, e com um roquete com um extensor por causa do intervalo entre os colectores e o bujão, desapertei o bujão e purguei o óleo velho (o bujão da RF, como na maioria das desportivas, fica entre os colectores de escape que passam por debaixo do carter inferior)... e para ser rápido e não ter muito trabalho, nem sequer tirei as carenagens. Ao meter novamente o bujão para aparafusar, ele deve ter entrado mal e "encavalitou". Claro que com o roquete e o extensor, não tive a sensibilidade que o bujão estava a entrar mal... e quando comecei a ver cair limalhas de metal para dentro da tina do óleo velho.... opsss..... algo está mal! Claro que não mais apertou convenientemente.

A coisa resolveu-se depois com um kit de abertura de roscas, feita no próprio carter, e ficou óptimo novamente. Claro que o chefe "chagou-me a cabeça", mas como a situação do carter rachado da GS500 aconteceu com ele... não tinha muita moral para falar. Rolling Eyes 

Sooliboy

Sooliboy
Maçarico
Maçarico

Mas o chefe tem sempre razão! Twisted Evil 

pedrowr125x

pedrowr125x
Maçarico
Maçarico

ainda por cima carter, no meu caso no maximo era uma tampa de embraiagem. existe um video no youtube, de um gajo que para tirar os bujões da mota, com a roquete dava uma martelada antes supostamente para soltar o parafuso, isto numa nx4, acontece que partiu o carter simplesmente lol! 

dt_50r_sm

dt_50r_sm
Maçarico
Maçarico

A mim já me aconteceu uma do gênero, à uns bons anos quando andava nas minha invenções, desmontei as carenagens todas da dt, tirei deposito fora etc...
Até aqui tudo bem, o problema foi quando voltei a montar tudo novamente não respeitei a ordem de montagem dos parafusos, sendo uns mais compridos que outros!
Resultado, furei o deposito da dt nos locais dos parafusos NoSad 

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